Ministério lança publicação para auxiliar técnicos em cálculos de modelos previdenciários

O Ministério da Previdência Social lançou o 33º volume da Coleção Previdência Social. A publicação Prática Atuarial na Previdência Social é uma tradução da obra Actuarial practice in social security, resultado de uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS). Trata-se de um estudo sobre os aspectos atuariais (cálculos) dos planos de Previdência.

O livro é destinado, principalmente, aos técnicos e atuários que trabalham assessorando os regimes de previdência do governo federal, dos 26 estados e do Distrito Federal, e dos mais de dois mil municípios que administram regimes previdenciários para os servidores públicos. “O mais importante desse livro é que ele vai ajudar os especialistas em regimes próprios de previdência que trabalham em todo o Brasil. Vai subsidiar, por exemplo, os técnicos que estão ajudando estados e municípios a construir seus modelos de previdência próprios”, disse o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

Na apresentação, assinada pelo ministro, ele diz que a publicação é bem recebida pelos técnicos, uma vez que se trata de uma área com poucas publicações especializadas. Garibaldi explica, ainda, que os cálculos atuariais são essenciais para a projeção das receitas e despesas, bem como para a estimativa de impactos a longo prazo. “O melhor jeito de se garantir a sustentabilidade desses sistemas é oferecer o estudo, a técnica”, avalia o ministro.

Garibaldi Filho acredita que “a tradução de um livro internacional dessa importância tornará o conhecimento acerca da Previdência Social, e dos seus diferentes modos de funcionamento no mundo, mais acessível aos estudiosos do tema e, principalmente, aos formuladores de políticas públicas”.

Fonte:
Ministério da Previdência Social

Deixe um comentário